22/11/2018 MONTE CARMELO

Prepare seu negócio para a Black Friday

Prepare seu negócio para a Black Friday

Os descontos de 30%, 50% ou 70% são a base da Black Friday. Mas é preciso atentar para outros detalhes para garantir o máximo de aproveitamento da data. Preparar seu negócio como um todo, avaliar as possíveis ofertas com base em margens de lucro e repensar seu ponto físico focando no aumento de fluxo de clientes são algumas das ações a serem tomadas antes do evento.

Por conta disso, separamos dez dicas curtas para ajudar o pequeno e médio empreendedor a extrair o melhor da data:

- Tenha um bom controle de custos e entenda suas margens para evitar sair no prejuízo. Oferecer descontos indiscriminadamente pode comprometer a saúde financeira da empresa.

- Para escolher quais produtos ofertar, faça uma pesquisa para descobrir o que seus consumidores mais buscam. Além dos descontos, muitos enxergam na Black Friday uma chance de realizar um sonho antigo. E você também pode aproveitar a ocasião para queimar itens de menor giro e liberar espaço na loja para as compras de Natal.

- Muitas vezes os comerciantes encontram dificuldades em baixar muito o preço de determinados produtos. Uma alternativa para ajudar com isso é negociar parcerias com os fornecedores, garantindo assim que o aumento de vendas com descontos vá, de fato, gerar o lucro esperado. O Makro, por exemplo, oferece produtos para diversos tipos de segmentos de negócios, com preços muito convidativos para quem precisa comprar em grandes quantidades. É o lugar ideal para abastecer sua loja.

- Elimine as barreiras dentro da loja física. Faça mudanças que ajudem a circulação de pessoas e tornem os produtos em desconto mais acessíveis. Avalie se é necessário mudar a iluminação e a temperatura do espaço, no caso de uma superlotação. E, é claro, facilite ao máximo as vagas em estacionamento.

- Em alguns casos funcionários temporários são contratados para auxiliar nas vendas graças ao alto movimento da Black Friday. Porém, para garantir que nenhum deles comprometa o seu negócio com um atendimento ruim ou fora do padrão, ofereça um treinamento com a presença dos colaboradores fixos, capacitando-os para proporcionar uma melhor experiência ao consumidor.

- Uma vitrine adequada aumenta em 30% o número de vendas. Por isso, monte as suas vitrines para a Black Friday com poucos elementos, deixando os principais à direita de quem vê, pois costuma ser o lado em que as pessoas olham primeiro. E seja claro no valor do desconto oferecido.

- Fuja de promoções falsas e descontos irrisórios. Eles são a receita para perder credibilidade e, consequentemente, consumidores.

- No caso de vender produtos para entrega, ofereça prazos possíveis de cumprir. Se preciso, é melhor ampliar o tempo de entrega para garantir que tudo chegue no tempo certo.

- Use as redes sociais para divulgar as ofertas da Black Friday, mas também realize promoções exclusivamente dentro delas. E isso inclui o uso de recursos como e-mails, telefonemas, SMS, banners e afins. Muitas vezes o foco no ponto físico faz com quem empreendedores deixem de faturar no campo virtual.

- Aproveite a Black Friday para conquistar novos clientes, que só apareceram por conta dos descontos. Para isso, além de oferecer uma ótima experiência durante sua passagem, colete seus dados e amplie o mailing.

Fonte: Revista PEGN

Autor:

Botões Secondarios