27/02/2019 MONTE CARMELO

O poder das Liquidas

Projeto movimenta o comércio local e mobiliza milhares de lojistas pelo país

Criado inicialmente para movimentar o comércio de Salvador no período pós-carnaval até o dia das mães, o projeto Liquida consolida-se e abrange 17 capitais e centenas de cidades do interior do Brasil. De acordo com Bernardo Carvalho, coordenador da Liquida Salvador, cidade pioneira na ação, as campanhas já despontam como segunda data mais importante para o comércio local, perdendo somente para as vendas de Natal. “As Liquidas são importantes para o consumidor, que ganha com preços mais baixos, para os lojistas, para as CDLs [Câmaras de Dirigentes Lojistas], que sempre ganham mais adesões, e para os vendedores, que também ganham prêmios”, avalia.

Em 21 anos de promoção na capital baiana, o número de lojas participantes aumentou de 650 para seis mil. As Liquidas vêm obtendo excelentes resultados e são fortes referenciais de vendas, alcançando resultados entre 18% e 22% de aumento de vendas, num comparativo com iguais períodos dos anos anteriores. As campanhas contam com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) local, prefeituras, governos estaduais e patrocínio da Rede e Mastercard.

Carvalho, que é diretor geral da Start, empresa que coordena as ações em mais de dez estados, explica que o sucesso das campanhas está na credibilidade do projeto, no apoio dos parceiros e na adesão de consumidores e lojistas. “O mercado abraçou as Liquidas, é um êxito coletivo”, diz. Confira a seguir os principais destaques de 2018. Já pensou em organizar na sua cidade em 2019?

Fonte: Revista Varejo S.A.

Autor: Renata Dias