22/04/2021 CDL INFORMA

Bolsonaro sanciona PLN 2/21 e viabiliza medidas de socorro às empresas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), já aprovada pelo Congresso Nacional, publicada na 2ª edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21.

A nova Lei 14.143/2021 (veja a íntegra da Lei nesse link: https://bit.ly/3dIsD1K) traz ajustes à LDO de 2021, flexibilizando regras para despesas com enfrentamento à pandemia da Covid-19. O projeto determina ainda que créditos extraordinários aprovados para cobrir despesas com os programas BEM, de proteção ao emprego, e Pronampe, linhas de crédito de apoio a micro e pequenas empresas, assim como ações de saúde para o enfrentamento à pandemia, não sejam contabilizados na meta de resultado primário deste ano.

“A sanção em Lei do projeto atende às reinvindicações do Sistema CNDL, que se mobilizou em todo o país. Agora iremos atuar para que as medidas anunciadas atendam de forma rápida e eficaz as empresas de todo o país.  A nova rodada de medidas econômicas emergenciais é essencial  para a sobrevivência dos empregos e das empresas do setor de comércio e serviços”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

O próximo passo será a publicação das medidas provisórias pelo governo federal, com a liberação dos recursos para a retomada dos programas emergenciais.

Fonte: Https://bit.ly/3gwBmG0

Autor: FCDL/MG