18/04/2022 CDL INFORMA

Conheça as 5 principais ameaças virtuais aos dados da sua empresa

Será que sua empresa está segura ou a qualquer momento pode ser vítima de uma ameaça virtual? Se você não protege seu ambiente digital, saiba que sim, pode ser que seu negócio sofra algum ciberataque.

Caso você nunca tenha pensado no assunto, ou está curioso sobre as principais ameaças virtuais, esse artigo é para você. Continue a leitura e descubra!

Quais são as principais ameaças virtuais?

Muitas podem ser consideradas as principais ameaças virtuais que venham a atingir a sua empresa. Mas, vamos listar as cinco que ocorrem com maior frequência. Confira!

1. Malwares

De maneira geral, os malwares são arquivos ou aplicativos que podem ser nocivos a computadores ou celulares. Eles pedem permissões que autorizam o acesso e coleta de dados. Assim que a permissão é dada, é possível verificar e roubar tudo o que há no dispositivo.

2. Phishing

Phishing são sites, perfis em redes sociais, WhatsApp ou páginas falsas na internet. Nesse caso, os criminosos copiam nomes, marcas e design e se passam por pessoas e empresas de maneira que o usuário confie no contato.

O intuito é enganar a vítima de maneira que elas passem dados pessoais e confidenciais. Em alguns casos, acontecem até transferências bancárias.

3. Ransomwares

Os ransomwares vêm crescendo muito nos últimos anos. A partir de alguns malwares, os cibercriminosos roubam os dados ou bloqueiam o acesso e solicitam resgate para que a empresa tenha as informações de volta.

No caso de recusa de pagamento, os dados podem ser expostos e, em determinadas situações, principalmente quando não há backup, a empresa pode perder todos os dados.

4. Invasão a redes de Wi-Fi

Essa ameaça ocorre com frequência em redes de internet que não contam com o mínimo de proteção. Seja uma senha de fábrica, wi-fi aberto ou trabalho remoto sem VPN, um cibercriminoso pode facilmente acessar e roubar informações confidenciais.

5. Vazamento de dados

Temos acompanhado o quanto o vazamento de dados aumentou no Brasil. O país é o sexto no mundo com mais informações vazadas. Apenas em 2021, mais de 24 milhões de perfis foram expostos.

Esses vazamentos ocorrem quando há brechas na segurança e podem acontecer devido a algumas vulnerabilidades na rede. É o caso de senhas fracas, falta de uso de VPN para acesso de informações confidenciais e muito mais.

Nesse caso os dados são usados de forma ilegal. Temos um artigo que mostra um pouco sobre o que acontece.

Como se proteger?

Mesmo com tantas ameaças virtuais, é possível proteger sua empresa e o ambiente digital, evitando danos e prejuízos.

Há diversas ferramentas no mercado, como VPN, Firewall, Sistema de detecção de intrusões, Sistema de prevenção de intrusões, monitoramento e muito mais.

O ideal é que você contrate uma solução completa, de modo que a proteção seja real e eficaz. Nesse caso, a solução deve reunir essas ferramentas, o que faz com que sua empresa não precise contratá-las separadamente nem fique vulnerável de alguma forma.

Crédito foto: FCDL/MG

Fonte: FCDL/MG