15/07/2022 CDL INFORMA

16 DE JULHO, DIA DO COMERCIANTE

Comemora-se em 16 de Julho o Dia do Comerciante. A data homenageia uma das atividades mais importantes da economia: o comércio.

O comércio estimula o desenvolvimento das demais atividades ao captar os desejos e as necessidades do consumidor e permite maior estabilidade à produção com a formação de estoques. O setor comercial ocupa bastante mão de obra, representando em muitos casos, a oportunidade do primeiro emprego para muitos trabalhadores e se caracteriza pela grande participação das micro e pequenas empresas.

O mercado brasileiro apresentou grande expansão nos últimos anos com a incorporação de mais de 40 milhões de consumidores graças à combinação de aumento do emprego, da renda, maior oferta de crédito a juros menores, e prazos mais longos de financiamento.

O Comércio respondeu ao aumento da demanda com a abertura de novas lojas, com expansão de formas mais modernas de comercialização, como os shopping-centers, as franquias e o comércio eletrônico. As taxas elevadas de crescimento das vendas, no entanto, permitiram que as empresas menores também se beneficiassem do aumento do mercado, mesmo em um ambiente mais competitivo.

Infelizmente, com o surgimento da pandemia, houve entendimento equivocado da função econômica e social do comércio e algumas atividades do setor foram consideradas “não essenciais. Os setores não afetados pelas restrições de funcionamento continuaram a crescer. O Comércio on-line, que vinha se expandindo, passou a representar alternativa às empresas afetadas e deve continuar crescendo de forma acelerada. O comércio de bairro e as micro e pequenas empresas foram os mais afetados e muitos negócios do setor fecharam. Muitos outros estão sobrevivendo com grandes dificuldades, mesmo após abertura, devido ao passivo acumulado e a concorrência das grandes empresas e do comércio digital.

De uma forma geral o comércio tem respondido positivamente às mudanças que enfrentou ao longo do tempo e certamente saberá se adaptar para responder aos novos desafios.

Feliz dia do Comerciante. Obrigada por fazer parte da Nação Lojista!

Crédito foto: Freepik.com

Fonte: Associação Comercial São Paulo