12/08/2022 CDL ENSINO

5 dicas para se dar bem nas datas comerciais

O nosso calendário está repleto de datas comemorativas e cada uma delas é uma oportunidade de vender mais e fidelizar clientes. “Para isso, é preciso definir, antecipadamente, estratégias para conseguir atrair mais público e fazer com que os clientes voltem a lembrar do seu e-commerce em outros momentos também. E os insights ajudam a ter uma visão otimizada do gerenciamento”, destaca Lucas Buffo, CEO da Flores Online, que participou do primeiro dia do Varejo Summit, que vai até a próxima quinta-feira (11/8), de maneira virtual.

A empresa começou a vender seus primeiros arranjos nos primórdios da internet no Brasil. Quando entrou em atividade, a equipe embalava as flores em caixas e enviava pelos Correios. As encomendas precisavam, então, ser bem planejadas e eram mais demoradas. O apelo para conquistar a clientela era que o toque artesanal, segundo o empreendedor. A floricultura online segue apostando em produtos frescos e selecionados com uma pegada artesanal. A estratégia tem dado tão certo que em 2020 a Flores Online iniciou a sua expansão internacional para mais de 30 países.

“A história da Flores Online é uma inspiração para outros negócios. Hoje, contamos com uma base de dados e tecnologia que conseguem processar, em tempo real, todas as demandas com fornecedores, equipe, entregadores, clientes, e tudo que engloba o funcionamento da nossa empresa”, conta Buffo.

Em sua palestra, o CEO da Flores Online deu algumas dicas para usar as datas comerciais para aumentar as vendas. Confira:

1) Avalie o desempenho do negócio
O primeiro passo para elaborar estratégias de venda é observar como seu negócio tem se comportado. Com isso, poderá se preparar para os momentos positivos e negativos e entender como aproveitar o calendário de festividades.

2) Identifique as datas mais significativas
A ponte as datas comerciais que têm mais relevância para o seu negócio e leva mais cliente para dentro da loja. A partir disso, saberá se vale mais a pena investir no Dia da Mulher ou Dia das Mães ou Dia dos Namorados etc.

3) Planeje bem as campanhas
Para planejar as ações de marketing, é preciso conhecer bem a sua audiência e consumidores. Neste sentido, procure respostas para as seguintes perguntas: em quais períodos do ano as vendas foram maiores? Quando foram menor? Quando os seguidores das suas redes sociais estavam mais engajados? Os picos de vendas estavam relacionados a algum evento ou data comemorativa? As respostas para essas indagações vão ajudar sua empresa a montar estratégias baseadas em dados.

4) Converse com seu público
Promoções do tipo “fogão com 15% de desconto” ou “o aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você” podem até gerar resultados positivos nas vendas no curto prazo, mas não estabelecem um relacionamento com o consumidor e não fortalecem sua marca.

Os varejistas devem buscar interagir com o seu público, e para isso, é preciso escolher um tom de voz adequado à persona e alinhado ao sentimento que deseja ser abordado nas campanhas das datas comemorativas.

Os conteúdos e os canais de divulgação das ações também devem estar norteados pelo perfil do público. É claro que as redes sociais são vitrines importantes para os varejistas, criando tráfego para a loja e gerando vendas, e não podem ficar de fora das estratégias para as datas sazonais. Faça um calendário de conteúdos que possam impulsionar suas ofertas e gerar valor para o cliente.

5) Ouça o cliente
O feedback do seu cliente é muito importante para o crescimento da loja. A avaliação do comprador sobre o seu atendimento e estabelecimento ajudará a aperfeiçoar as estratégias, produtos e serviços.

Crédito foto: Varejo S/A

Fonte: VAREJO S.A