24/11/2022 EMPREENDEDORISMO

Vender à vista ou a prazo?

Não é de hoje que costumamos dizer que o dia a dia de um empreendedor pode ser recheado de desafios e decisões difíceis.

No momento de definir uma política de vendas que seja vantajosa para o caixa do negócio, deparamo-nos com um questionamento: incentivar vendas à vista, oferecendo descontos ou oferecer vendas a prazo aos clientes para facilitar seus pagamentos?

Oferecer parcelamentos pode facilitar sim o pagamento do seu cliente, porém, caso essa modalidade seja frequente em seu negócio, e você não esteja financeiramente preparado, pode resultar em um caixa vermelho ao final do mês.

Confira abaixo as vantagens e desvantagens das vendas à vista e a prazo:

Vendas à vista e vendas com desconto

Para aumentar a quantidade disponível em caixa em um prazo mais curto, venda à vista. Entretanto, para vender à vista com desconto, defina qual será o percentual e analise o impacto que isso trará aos resultados das vendas e, em consequência, ao caixa da empresa.

Vendas a prazo
Popular entre os clientes, quanto maior o prazo para pagamento, melhor para o seu bolso. No entanto, o risco desse método está no desequilíbrio do fluxo de caixa. Ou seja, na possibilidade de comprometer a capacidade de pagamento do negócio.

Como decidir qual é a melhor opção?

Analise qual é a necessidade da sua empresa nesse momento. Para aumentar o número de clientes e do faturamento, permita o parcelamento desde que haja reservas em seu caixa. Da mesma forma que, se o negócio precisa de dinheiro em caixa, vender à vista é a melhor opção.

Saiba mais em nosso atendimento via WhatsApp: Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio.

Para concluir, a melhor opção é aquela em que o empreendedor possa gerar um equilíbrio entre as alternativas de vendas à vista e a prazo.

Crédito foto: FCDL/MG

Fonte: VAREJO S/A