16/06/2023 MONTE CARMELO

Desburocratização estimula abertura de empresas em MG

O ambiente mais favorável aos negócios em Minas Gerais, resultado da política do governo estadual que vem promovendo a desburocratização dos processos, tem estimulado a constituição de empresas.

De acordo com os dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), nos primeiros cinco meses de 2023, a abertura de empresas no Estado cresceu 10,63% frente a igual intervalo de 2022, e somou 35.553 novos empreendimentos.

No mesmo período, o encerramento de atividade somou 21.082 empresas, volume que cresceu 8,65% frente aos cinco primeiros meses de 2022.

Com o resultado, Minas Gerais manteve um saldo positivo de 14.471 empresas, mostrando que foram abertos mais negócios do que extintos. Os dados não incluem os microempreendedores individuais (MEIs).

O presidente da Jucemg, Bruno Falci, ressalta que o crescimento de 10% na constituição de empresas é muito relevante e mostra que a melhoria do ambiente de negócios tem estimulado os empresários a investirem.

“O resultado positivo na constituição de empresas mostra que o governo vem dando um bom retorno aos empresários, criando um bom ambiente de negócios. As ações resultaram em um número expressivo de aberturas”.

Ainda segundo Falci, o crescimento registrado no acumulado dos cinco primeiros meses de 2023 acontece sobre uma base forte de comparação.

“É interessante ressaltar que os últimos anos também foram de crescimento na abertura de empresas, o que é muito importante”.

Quanto aos encerramentos de empresas, Falci explica que apesar da alta, a variação do índice (8,65%) é menor que o observado nas aberturas (10,65%).

“Estamos vivendo o início de um novo governo, com um cenário ainda de incertezas e instabilidade, o que interfere no mercado. Mas, esse ano, os negócios vêm mantendo o crescimento e podemos ver que a alta das constituições é maior que a das extinções. O índice, apesar de ter crescido, não está aumentando mais que os índices de constituição. Considero um movimento dentro da normalidade”.

Somente em maio, foram constituídas 7.161 empresas no Estado ante 7.032 em igual mês de 2022, variação positiva de 1,83%. Quanto ao encerramento, foram 4.054 processos, volume 7,22% superior aos 3.781 registrados anteriormente.

Analisando os dados estaduais referentes às constituições no acumulado de 2023 até maio, onde foi verificada alta de 10,63%, a maior parte das aberturas foi na modalidade Sociedade Empresarial Ltda, com 30.563 novas empresas. Em seguida, veio o Empresário Individual, com 4.779 empresas constituídas, seguido por outros tipos, 106, Sociedade Anônima, 81, e cooperativas, com 24 novas aberturas.

Belo Horizonte liderou o ranking de aberturas. Ao todo, nos primeiros cinco meses de 2023, foram constituídas 9.260 empresas contra as 8.190 registradas em igual intervalo de 2022. O resultado foi um aumento de 13,06% no número de novas empresas na Capital.

Em Uberlândia, segundo município em constituições, foram 2.072 novos negócios, seguido pelos municípios de Contagem, com 1.270 constituições, Juiz de Fora, 922, e Montes Claros, com 810 constituições.

Quanto às extinções, somente em maio, foram 4.054 no Estado, alta de 7,22%. No ano, são 21.082 empresas encerradas, 8,64% a mais.

De janeiro a maio, Belo Horizonte foi o município onde ocorreu a maior parte das extinções (4.957), seguido por Uberlândia (1.308), Contagem (827) e Juiz de Fora, com 665 encerramentos.

Foto: FCDL MINAS GERAIS

Fonte: FCDL MINAS GERAIS