Varejo concentrou 40% dos golpes digitais no último bimestre de 2025
O varejo foi o setor mais afetado por golpes online no último bimestre de 2025, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Branddi, que aponta que o setor concentrou 40% dos ataques digitais no período, seguido pelo segmento financeiro (21%) e pelo setor de tecnologia (10%).
O levantamento também mostra os principais sinais percebidos pelos consumidores e que ajudam a identificar fraudes online.
- Anúncios com preços muito abaixo do mercado: 78%
- Identidade visual ou informações duvidosas: 57%
- Perfis com poucos seguidores ou comentários desativados: 40%
- Anúncios com ofertas de pagamentos fora do comum: 39%
- Anúncios repetitivos e constantes: 32%
“Indicamos que os consumidores priorizem sites oficiais, com domínios confiáveis, especialmente os terminados em .com.br. Verificar a URL é fundamental, já que os golpistas costumam utilizar variações mínimas, como .shop, -oficial ou br-oficial, para confundir o usuário”, explica Diego Daminelli, CEO da Branddi.
As tentativas de fraude chegam aos consumidores por diferentes canais, como e-mails falsos ou links que direcionam para sites fraudulentos. Ainda assim, as redes sociais seguem como o principal meio de abordagem, com 51% dos entrevistados afirmando ter se deparado com anúncios falsos em plataformas como Instagram, TikTok ou Facebook. Na sequência, aparecem os perfis falsos, também criados dentro dessas redes (32%).
“Outra recomendação importante é nunca finalizar compras por números de WhatsApp desconhecidos e manter a desconfiança diante de preços excessivamente baixos, mesmo em períodos como a Black Friday, conhecidos por grandes promoções. Por fim, é essencial utilizar ferramentas de verificação da legitimidade dos sites antes de concluir uma compra”, completa Daminelli.
Crédito imagem: freepik.com
Fonte: Https://fcdlmg.org.br/
Autor: FCDL/MG
