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É o Serviço de Proteção ao Crédito que tem por objetivo principal auxiliar o lojista na tomada de decisão para a concessão de crédito e atuação na redução dos índices de inadimplência do mercado. É composto de uma base de dados nacional que contém informações relativas ao crédito de pessoa física e jurídica, originadas de diversas fontes (bancos, financeiras e empresas).

O consumidor com dívida existente e vencida, ao ter seus dados cadastrados em lista de devedores, será comunicado com a identificação da empresa/instituição credora. É preciso procurar a empresa e fazer o acerto.

Em caso de título protestado, quando o consumidor deixa de pagar uma dívida e o credor protesta o débito em cartório, o consumidor deve se dirigir ao cartório que registrou o protesto, solicitar os dados de quem o protestou, regularize o débito com o credor e pedir uma carta atestando que a dívida foi quitada. Depois disso, é necessário reconhecer a firma da pessoa/empresa, retornar ao cartório e pedir o cancelamento do protesto.

Mais informações, ver em: https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/informacoes-uteis